segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Devorando livros

No meu aniversário, em novembro, eu ganhei 3 livros de amigos. E o Bruno me veio com mais sete! Dez livros para ler! Fiquei encantada com tantas possibilidades. Hoje, menos de 3 meses depois, já li boa parte deles. Aí achei que um post sobre minhas últimas leituras ia ser interessante para vocês...

  • As Viúvas das Quintas-feiras – Claudia Piñero – Confesso que prefereria ter ganhado esse livro em seu idioma natural: o espanhol. É de uma escritora argentina e a trama simples prende a atenção ao mesmo tempo que destila críticas à nova burguesia das grandes cidades e seus condomínios fechados.

  • A Volta – Bruce e Andrea Leininger – nem acreditei que o Bruno me deu esse livro: é sobre uma experiência real de reencarnação de uma criança norte-americana. O livro é ótimo e fala de reencarnação sem ter sido “inspirado por um espírito”, mas escrito a partir do relato descrente do pai do menino.

  • O Fantasma - Robert Harris – esse livro prendeu mesmo minha atenção. É uma história policial de um gostwritter do ex-primeiro ministro britânico. Qualquer coincidência com a conduta de Tony Blair e sua subserviência aos americanos não deve ser mera coincidência. Vale também pela crítica política.

  • No Teu Deserto – Miguel Sousa Tavares – eu desconhecia esse autor português. História leve e fácil. Não muito a acrescentar.

Ainda tenho outras dicas pela frente. Hoje, estou lendo Caim, tentando romper minha barreira com Saramago. Isso mesmo, apesar de ser um autor premiadíssimo e consagrado, eu nunca consegui terminar um livro dele. Agora estou lendo esse, e estou indo bem. Será o meu momento de reconciliação com o autor português.

E outro dia, passando pela livraria Cultura, eu vi que Isabel Allende (que eu amo) acaba de lançar um novo livro (estava lá o exemplar em espanhol). Adoro ler Allende em espanhol, fiquei tentada a comprar, mas ainda vou terminar essa leva aqui de casa.

Um comentário:

Socorro Bezerra disse...

Adoro Saramago, mas não gostei muito do Caim, prefiro muito mais o Evangelho segundo Jesus Cristo, e adoro Ensaio sobre a Cegueira e Ensaio sobre a Lucidez.