domingo, 6 de dezembro de 2009

Tomando jeito de casa

Aos poucos, minha casa vai tomando jeito de casa. Depois de quase dois meses de obra, estamos aqui há um mês, mas estamos meio que acampados, sem armários. Pedi ao marceneiro que desse prioridade ao quarto dos meninos, e todos os armários já chegaram. Hoje, aproveitei o domingo chuvoso, aproveitei que Tutu está na casa do primo, e comecei a esvaziar caixas de brinquedos. Os armários já estão arrumados. Léo foi meu modelo para mostrar o quarto deles.
Esse armário aí é todo espelhado, só abri para mostrar como é por dentro.
Não bata, Eduque
Estive de quarta a sexta no Rio no 1º Simpósio dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes - contra castigos físicos e humilhantes a crianças e adolescentes. Aprendi muito e refleti demais sobre o papo que faz parte de nossa realidade de que dar palmada é educar uma criança. Como educar com violência? Bom, qualquer dia coloco aqui as reflexões e abro o debate, porque sei que o assunto é polêmico e está longe de um consenso.
Mas a Xuxa foi madrinha do evento, já que a Fundação Xuxa Meneghel era uma das organizadoras. Estava eu, esperando o evento começar, quando olho pro lado e vejo a Xuxa andando em minha direção. Eu até fico sem jeito, e demorei um pouco para compreender que era ela. Com um sorriso lindo, ela toca o meu braço e fala: tudo bem? Eu fiquei tão sem ação, respondi que nem uma idiota...
Nunca fui fã da Xuxa, mas não posso deixar de negar o carisma dela e sua beleza também. Seu rosto é luminoso: não sei se são os olhos azuis ou o sorriso, mas ela é linda.
O Rio é lindo e apesar de toda a violência, não dá pra deixar de admirar tudo ali. De primeira, fiquei num hotel em Copacabana, chamado Ouroverde. Era bem na av. Atlântica, barato (pros padrões do Rio), eu devia imaginar a bomba. Mas quando entrei, me surpreendi ainda mais. Pense em um hotel de 1949 que nunca foi reformado! O saguão tinha aquele vão central onde parece que alguém vai morrer empurrado. O quarto tinha um carpete verde que tinha todo tipo de mancha possível. Armários bons, mas antiiiigos. Frigobar e ar condicionado mais velhos do que eu. TV idem. Cofre idem. O quarto era enorme, cabiam dois quartos razoáveis ali. Banheiro também imenso, com bidê e chuveiro em cima daquelas banheiras antigas.
Em outras palavras: eu detesto velharia. Mesmo que eu fique hospedada num castelo medieval, espero que o ambiente interno remeta a pelo menos a nossa década. Fiquei tão chocada que não consegui dormir. De madrugada mesmo, fiz uma reserva no IBIS Santos Dumont, lá no centro, a apenas 3 quadras do evento. Então fui pra lá: tudo padronizado, mas funcional, limpo e novo. Amei.
De Copacabana, a coisa boa é que na quinta, antes do evento, eu já tinha acordado de madrugada mesmo, então fui correr na praia. Que delícia. No dia seguinte, eu já no centro, nem deu para ficar com vontade de ir à praia: caía uma chuva que durou o dia inteiro.
Aproveitei para visitar umas tias em Copacabana/Ipanema e revi pessoas que eu não via há décadas. Muito bom.

Um comentário:

Anônimo disse...

Amiable post and this post helped me alot in my college assignement. Thank you seeking your information.