terça-feira, 21 de junho de 2011

Como NÃO ser um jornalista

Há alguns dias, um repórter da E-band me ligou pra falar sobre Campina Grande. Eu, Bruno e Arthur estivemos lá há uns 5 anos, no São João. Tudo bem, falei com o cara. Ontem lembrei de ver como a matéria ficou. Fiquei estarrecida com a maior quantidade de erros por metro quadrado de matéria que já vi na vida.

A matéria original do cara tá aqui.
Reparem nos erros:
1º - nao moro em joao pessoa (
lembro de ter falado pra ele com todas as letras que moro em Brasília). Inclusive, no meio da matéria ele se contradiz e fala que eu fui passar as férias na Paraíba... Queria saber como uma pessoa que mora em João Pessoa vai passar as férias na Paraíba.
2º - nao me casei em Campina Grande mas numa festa junina em Brasília, onde moro (lembro de ter falado isso pro cara também com todas as letras).
3º - nao fui a campina grande com meus filhos, na época só tinha o Arthur e fui com ele.
No começo da materia, ele diz que fui com a familia, depois no final diz que fui sozinha. Ele é incapaza de checar as informacoes da fonte e até dentro do próprio texto.
Sinceramente, NADA, nem a falta de experiência (pode ser que ele seja um estagiário ou recém-formado) justifica tamanhos erros.
Tudo bem, nenhum desses erros me afeta em nada, mas imagina se fosse uma matéria sobre algo comprometedor? Como acontece aos montes em nossa imprensa?
Esse é o nível do jornalismo que temos hoje em dia.

Um comentário:

Bia disse...

ops, desculpem a nossa falha.

Vira a página, né Dri? Que dureza! Nem com Dreher vai (é assim mesmo que se escreve?).