Que post mais esquisito esse, hein? Não fala nem de crianças, nem de férias?
Pois é, resolvi me engajar na campanha de minha amiga Ana, dona do Blog Animando-C e guerreira do combate à hepatite-C.
Você sabia que 4 milhões e meio de pessoas podem estar infectadas com o vírus da Hepatite-C, mas somente 5% delas sabem disso?
Os sintomas da hepatite-C são silenciosos. E as formas de contágio são muitas. O simples fato de ir ao salão fazer as unhas pode trazer para você essa doença.
Minha amiga Ana pegou hepatite-C numa transfusão de sangue quando era criança. Mas passou anos sem saber que tinha o vírus. Até que, já adulta, começou a fazer alguns exames para detectar problemas que vinha sentindo e PIMBA: a doença já tinha se instalado e feito estragos.
Ela luta desde então para se curar do vírus. Teve que passar por meses de quimioterapia (eu também achava que quimioterapia era exclusividade de pacientes com câncer - estava errada), que eu acompanhei de perto. O tratamento não surtiu o efeito desejado (mas teve todos os efeitos colaterais possíveis) mas Aninha não desiste e só se fortalece na sua luta.
Depois que eu a conheci passei a levar meu próprio kit para a manicure. É chato e as manicures não gostam? Tô nem aí. Minha saúde é mais importante!
Faça isso também.
Os vírus da hepatite tipo B (HBV) e tipo C (HCV) são transmitidos sobretudo por meio do sangue. Usuários de drogas injetáveis e pacientes submetidos a material cirúrgico contaminado e não-descartável estão entre as maiores vítimas. Então ações simples, como ir ao dentista, depilação, manicure ou tatuagem podem levar as pessoas a serem contaminadas.
Eu não estou concorrendo, mas ela criou um concurso para divulgar a hepatite-C. Se você tem um blog, entre no dela e veja as regras. O prêmio é um IPAD. Mas o prêmio maior é conscientizar as pessoas da importância da prevenção.
Um comentário:
Amiga, obrigada por se engajar em nossa campanha.
Mas obrigada, acima de tudo, por todo carinho e apoio que você está sempre disposta a me dar. Você é muito especial na minha vida! Obrigada!!!
Postar um comentário