domingo, 14 de dezembro de 2008

Formatura no Varjão

Terça-feira foi a cerimônia de encerramento do curso de Alfabetização de Adultos em que sou professora, no Varjão, assentamento aqui no DF. Dona Valdevina, essa aí da foto, de cabelos brancos e óculos, teima em me emocionar. Na última aula, falei sobre Paulo Freire e a libertação pela educação. Fizemos uns trabalhos, exercícios e no final pedi para ela escrever uma frase. "Minha felicidade é ler e me libertar", foi o que dona Valdevina escreveu. Quase chorei de felicidade. No encerramento, fui citar novamente essa senhora de quase 70 anos e meus olhos se encheram de lágrimas. "Enquanto o marido está na TV, eu estou lendo", falou essa fortaleza, que nasceu e cresceu na roça, longe dos livros, teve uma vida dura, e agora, já idosa, encontra forças para aprender e se esforçar muito para conseguir ler as músicas da igreja.
É por essas e outras que dizem que a caridade faz mais bem a quem dá do que a quem recebe. Eu me sinto abençoada por ter tido essa oportunidade.

Na foto somos Valdenice; eu; Gilberto; Geraldo; a outra professora, Laila; e dona Valdevina.

Nenhum comentário: