segunda-feira, 18 de agosto de 2008

O que é a Bolívia???

Quando a gente chega em La Paz, saindo do avião, uma sensação de estar em outro mundo aparece. La Paz fica literalmente num buraco, rodeado pela Cordilheira dos Andes. É a capital mais alta das Américas, cerca de 3,6 km acima do nível do mar. Tem gente que passa mal por causa da altitude. Eu não passei mal, não sei se por causa do chá de coca que tomávamos todos os dias, servido no café-da-manhã. Mas era cansativo subir ladeiras e os andares de nosso pobre hotel que não tinha elevador... Aliás, falando em pobreza, fiquei impressionada no meu primeiro dia de La Paz no centro da cidade. Um lugar muito, mas muuuuito mais pobre que o nosso Brasil. E ainda por cima chegamos no dia dos mortos, lá isso é motivo para festa, havia centenas de ambulantes a mais do que o normal nas ruas vendendo de tudo...Olha a foto aí abaixo, eu, totalmente chocada com a sujeira dos vendedores nas ladeiras da cidade...

Tem até uma história engraçada: o Bruno, que prova de tudo quando estamos viajando, não se sentiu incomodado pela aparência esquisita de uma comida que estava sendo vendida nas ruas de La Paz naquele dia. Perguntou o preço e comprou. A vendedora ficou olhando quando ele rapidamente comeu o negócio (que eu nem sei dizer o que é...). De noite, vimos na TV que aquilo era oferenda para os mortos... ECA!!!! Eu disse: “Bruno, se o pessoal aqui não tem higiene com os vivos, que dirá com os mortos...” Que nojo, coisas do Bruno, para quem conhece ele, está mais do que explicado...

Mas pois é, apesar de a Bolívia ser o lugar mais pobre que eu já visitei, fiquei impressionada com a imponência da natureza e a riqueza histórica. Subimos o Chacaltaya, a estação de esqui mais alta do mundo, que estava fechada na época. Tem 5.400 metros de altura. Eu não me cansei nem enjoei de chegar ao pico, ao contrário do resto da excursão. Lá de cima dá pra ver muita coisa: La Paz, o lago Titicaca... Na foto abaixo, eu e Bruno no topo do Chacaltaya.

A menos de 100 km de La Paz fica um sítio arqueológico, o Tiwanaku, que eram uma importante civilização, talvez a precursora dos incas. As ruínas estão conservadas e são intrigantes e belas. O lago é muito lindo também, uma coisa espetacular de se ver. Dormimos em Copacabana, um “balneário” boliviano às margens do Titicaca, pobre igual ao resto do país. Olhem a foto da nossa pousada, com vista para o Lago e mais um resto de pobreza...

De lá saem os barcos para a Ilha do Sol, um sítio de ruínas esplêndido. Saindo da Bolívia para o Peru, já na fronteira sentimos a diferença de nível econômico: as casas no Peru eram pintadas, ao contrário das bolivianas, quase todas só no reboco.

Um comentário:

Lu Brasil disse...

Olha soam, nao posso piscar o olho que quando eu volto aqui , la ta no meidomundo, kakaka