quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Neve em Portugal, quem diria...




Nós fomos para a Serra da Estrela, onde fica o pico mais alto de Portugal, com pouco mais de 1.900m. Parece pouco, mas é lá que fica a única estação de esqui do país. Fomos para lá sabendo que poderíamos ver neve, mas que também poderíamos não ver, porque estávamos em novembro. Então, não contamos pros meninos nada sobre a neve. Ficamos numa pousada num lugar lindo, a Estalagem Varanda dos Carqueijais, na serra, um pouco acima (5 km) da linda e histórica cidade de Covilhã, uns 10km abaixo da estação de esqui. Olha aí a vista do hotel.

Quando chegamos lá, o despreparado recepcionista do hotel teve a coragem de me dizer que ainda estava muito cedo para a neve. Isso porque não dava para ver o topo da montanha de onde estávamos, a 1000 metros de altitude, então eu acreditei.

Mas no dia seguinte de manhã – meu aniversário – pegamos o carro e começamos a subir a serra. Uma neblina inacreditável quase não nos deixava a ver a estrada bastaaaante sinuosa. De repente, a gente começa a ver pedaços de neve no chão... Que maravilha! Mostramos para os meninos e até paramos para brincar nuns montinhos de neve no caminho. Mas vinha muito mais por aí...

A estrada chega até ao topo da estação de esqui, a Torre, onde existe um restaurante, umas lojinhas, um museu e as torres.

Estava tudo coberto de branco. Tinha havido uma bela de uma nevasca uns 3 dias antes e a neve estava alta. A estação de esqui só abriria no fim de semana seguinte, mas já tinha gente se divertindo com snowboard e trenós de neve. Olha aí a prova da nevasca.


Nós compramos trenós de 2 euros para cada menino e fomos para trás do restaurante, onde tinha uma considerável montanha de neve. Pense nuns meninos loucos (e os pais também, confesso).





Descíamos no trenó rindo muito, subíamos, descíamos de novo. Nossas roupas não eram adequadas (eu e os meninos estávamos de tênis e calça jeans), ou seja, tivemos que comprar botas de neve para os meninos (15 euros cada, não achei caras, eles poderiam meter a faca, já que não tínhamos outras opções lá em cima na montanha). Pé congelando, ninguém merece (só eu fiquei de tênis e meu pé quase congelou mesmo). Enquanto isso, íamos trocando as calças molhadas dos meninos por outras que estavam na mala do carro. E passamos umas boas horas brincando na neve.

De noite, comemoramos meu aniversário no restaurante do hotel mesmo, porque a neblina não tinha baixado e achei perigoso descermos até a cidade naquelas condições.

No dia seguinte, deixamos o hotel, mas subimos novamente a montanha. O hotel estava sob neblina, mas andamos menos de um km e a neblina se discipou, e pudemos ver toda a beleza da serra da estrela. Realmente, é maravilhosa a maior montanha de Portugal. Fiquei impressionada.

Chegamos lá em cima e voltamos a brincar na neve, mas o sol estava transformando a neve em gelo, e ficou mais difícil achar algum lugar para descer de trenó.

O frio estava ainda maior do que no dia anterior. Brincamos somente por uma hora e deixamos a Serra da Estrela, também famosa por seu maravilhoso queijo e indescritível vinho (como o resto do país).

3 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Ana Flor disse...

Que máximo, Dri!!!

Simone disse...

Gente, mas ta muito frio geral mesmo!!!! Nao conhecia esse lugar...
Quase esquiei ontem ao escorregar na calçada perto de casa... que tombo!Meus pes tambem congelaram, mas o visual e realmente demais!