terça-feira, 20 de janeiro de 2009

E a esperança venceu o medo...

Podem me achar louca, mas vendo a linda movimentação nas ruas em Washington, hoje, pela TV, para receber o primeiro presidente negro dos EUA, eu relembrei muito a primeira posse do Lula. Há muitas coincidências entre os dois: ambos vieram para quebrar paradigmas. Apesar de muita decepção ao longo desses anos com Lula, o orgulho que sinto por nosso país estar tomando um rumo é maior. E estou entre os mais de 80% que aprovam o governo Lula, já em segundo mandato.
O discurso de Obama foi histórico. Colo, aqui, algumas palavras que, se seguidas à risca, demonstram que os Estados Unidos vão se tornar uma outra nação.

"Hoje eu lhes digo que os desafios diante de nós são reais. São sérios e são muitos. Eles não serão superados facilmente ou num curto período de tempo. Mas saiba disso, América: eles serão superados. Neste dia nós nos unimos porque escolhemos a esperança e não o medo, a unidade de objetivo, e não o conflito e a discórdia... Nossos pais fundadores, diante de perigos que mal conseguimos imaginar, elaboraram uma carta para assegurar o império da lei e os direitos do homem, uma carta difundida pelo sangue de gerações. Esses ideais ainda iluminam o mundo, e não vamos abandoná-los em nome da praticidade. Assim, a todos os outros povos e governos que estão assistindo hoje, das maiores capitais ao vilarejo onde meu pai nasceu: saibam que a América é amiga de toda nação e todo homem, mulher e criança que busca um futuro de paz e dignidade, e que nós estamos prontos para liderar uma vez mais."

2 comentários:

Bia disse...

Infelizmente eu nao pude acompanhar o Governo Lula de perto como você e tantos outros brasileiros. Mas eu ajudei a eleger Lula. Porque acredito em sua política, em suas intencoes, em sua coragem, em sua capacidade! meu primeiro voto, aos 17 anos, foi dele, Lula!
nao acompanhei de perto seu mandato, mas tento estar a par dos acontecimentos, via net, sobretudo. Conversando com as pessoas que vivem aí eu pude confirmar minha credibilidade: Lula fez e muito pelos brasileiros e pelo Brasil. Lula fez o que nenhum outro presidente foi capaz (e teve boa vontade e competência). Eu acreditei nele, votei nele nos dois turnos, e votaria num terceiro, se este houvesse!
Obama é um homem de procedência humilde, mas que nao parou na estrada. Um homem inteligente, jovem e com uma grande respondabilidade: a de ser o Presidente dos EUA!
Eu e Gilles acreditamos desde o início. lembro-me de um jantar em casa de amigos, em que alguns convidados, embora torcessem por Obama, nao contavam muito com sua vitória. Lembro-me de ter dito muito claro, em francês: "eu tenho certeza de que ele ganhará!"
Agradeco-a por ter colocado esta parte do discurso de Obama em seu blog!
Estamos todos muito emocionados com este grande momento. Desejamos de todo coracao que ele faca seu melhor!
Um abracao, Dri!

Anônimo disse...

Dri,

Também me lembrei muito no dia em que fui à Esplanada comemorar a posse do Lula em seu primeiro mandato. Foi muito emocionante a acredito que o povo americano esteja tão feliz como estávamos naquele momento (apesar do falecimento da sua vózinha...). Vamos torcer para que o Obama consiga realizar tudo o que pretende! Pati