sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

A bíblia como ela é

Quando eu era nova, era a típica carola. Vivia na igreja, fazia Escalada, passava meus fins de semana em encontro de jovens (às vezes de adultos), limpando banheiro, cozinhando, cuidando da arrumação... E me divertia, cantava, fazia amigos, rezava e me sentia em casa. Quando fiz 18 anos, comecei a questionar a culpa que eu via na Igreja Católica. Tudo era pecado. Agora estou lendo um livro sobre uma somali (chama-se Infiel o livro, e eu recomendo), que vem de um país super muçulmano radical e penso que a culpa da igreja católica é fichinha perto daquilo. Mas até hoje não consegui me encontrar realmente em nenhuma religião. Frequento a Comunhão Espírita, já comecei um curso, levo meus filhos para tomar passe, quero a bênção de Jesus sobre mim. Mas não pode-se dizer que eu siga uma religião.
Alguns amigos carolas justificam algumas ações pelo que diz a bíblia... "Está escrito", decretam, como verdade absoluta. Então, se for realmente para seguir a bíblia _ estou falando do Antigo Testamento _ é melhor se preparar... Homens: parem de cortar a barba, não toquem em mulher nenhuma porque ela pode estar menstruada, cuidado com a percentagem de linho em sua roupa. Está tudo lá. Um americano resolveu testar e passou um ano seguindo ao pé da letra os preceitos bíblicos. Uma viagem esquisitíssima, digna do nome do meu blog.
Está em http://super.abril.com.br/superarquivo/2007/conteudo_545664.shtml
Então, quem quiser acreditar em qualquer coisa, está no seu direito. A questão é de fé. Mas citar a Bíblia é contradição, porque as pessoas, obviamente, fazem uma seleção do que vão ou não vão seguir.
Eu prefiro me basear na vida de Jesus e acreditar no amor sobre todas as coisas. Que minha vida siga esses passos...

2 comentários:

Bia disse...

Adriana, minha querida!
Já estamos de volta ao lar. Chegamos ontem.
Infelizmente nao deu para fazer muita estripulia desta vez, pois foi uma viagem mesmo curta. Convidamos a família e os amigos e estes foram lá pra nossa casa, porque nós mesmos nao podíamos sair por aí. O tempo foi mesmo muito curto.

Mas descansamos, tomamos banho de mar, comemos coisas gostosas, muita fruta e carne (somos carnívoros aqui em casa, viu!), cervejinha, suco de fruta fresca, água de côco até dizer chega... Ano novo passamos na praia, vestidos de branco, e Yann junto, de roupinha branca... Ele ficou encantado com aquele monte de gente vestida assim, todos juntos, a musiquinha ao vivo da barraca de praia, o marzao lá na frente... papai, mamae e tia Pat juntinho dele...

E como foi com vocês?

Visitarei seu blog com calma, viu?

Um grande beijo e um ano de 2009 de muita paz, saúde e risos sem fim :)

Bia disse...

Concordo bastante com o que vc disse, Adriana. As pessoas que seguem as alavras da Biblia o fazem, em sua grande maioria, sem sequer refletir, misturam tudo, levam ao pé da letra, e saem por aí citando frases. Sao pessoas incapazes de refleir elas mesmas. Tenho uns bons exemplos dentro de minha família... E posso dizer que nao sao únicos. Nao sei como é em outros países, mas a erroneidade, a ingenuidade e a ignorância virou uma verdadeira doenca no Brasil. Vê-se "templos" em cada esquina. E tem até propaganda na televisao!
Eu ia, a contra-gosto, à missa dominical que acontencia pelas manhâs, juntamente com meu irmao e minha irmâ mais velha. Nossa mae nos obrigava. E eu detestava. Sou a única a nao ter feito a primeira comunhao la em casa. Eu sempre me questionei o "por quê" dessa encenacao toda. Há muita contradicao e muita hipocrisia na Igreja, e eu me recuso a deixar-me contaminar.
Como você nao sigo religiao nenhuma. Meu marido idem. O Budismo a a Filosofia Yoga nos diz muito mais, e dentro deles nós encontramos muitas explicacoes para fenômenos os quais a Igreja nao tem resposta ou prega suas próprias "verdades", com objetivos muito claros.
Nós nao batizamos Yann. Nós queremos que ele tenha o direito de escolher, quando tiver idade de refletir, qual religiao quer seguir, se quer ser batizado e sob quais princípios. Para nós isto é uma questao de direito. Impor o batizmo a um bebê... sob pretexto de que sem ele nao será reconhecido como filho de Deus... Santa ignorância! Entao os nao batizados sao filhos do diabo?
Obriagada pelo momento de reflexao, Dri! Beijo;-)